terça-feira, 8 de abril de 2008

Ministério da Educação lança portal sobre software livre

O Ministério da Educação acaba de colocar online uma página contendo funcionalidades várias (informações, links, forum, entre outras) sobre software livre/open source. Com esta medida pretende contribuir para a sua divulgação e uso.
Os próprios explicam quais os objectivos*:
"Potenciar a utilização de software livre nas escolas, aumentando as oportunidades inerentes à sua adopção, é a base para a criação deste portal. Procuramos divulgar e apoiar as Escolas na utilização de software livre para os vários Sistemas Operativos."
*Comecei hoje uma colecta a favor das palavras que sofrerão com o novo acordo ortográfico. Esta, mártir vai sentir na pele ... e por isso vai ser apoiada.
Ainda estou a investigar este último assunto para opinar com conhecimento. Acho que os responsáveis também andam no mesmo. Se não andam, deviam andar.

MGMT ao vivo no Optimus Alive!

Os Norte-Americanos MGMT actuam em Portugal - Festival Optimus Alive! 08 a 10 de Julho.

Droga na estrada duplicou - Porque será?

"... O número de vítimas mortais envolvidas em acidentes que acusou consumo de substâncias psicotrópicas duplicou no ano passado, face a 2006. O número de casos positivos representa 13,5% do total de exames efectuados. ... Em Agosto passado, entrou em vigor a realização de testes rápidos de despiste de drogas, através da saliva, mas a novidade da fiscalização não implicou uma subida significativa do total de exames efectuados pelo INML. Aliás, o novo procedimento facilita e generaliza o despiste, mas apenas são enviados ao Instituto testes positivos, quando no passado todo o procedimento exigia o recurso a exames sanguíneos."
Por estes números fica demonstrado o carácter assertivo da medida de introduzir uma fiscalização a substâncias além do álcool.
Não é linear que uma mudança deva ter efeitos práticos imediatos, mas neste caso, ironia das ironias, aí estão os números. Na minha opinião, só demorou demasiado tempo a ser implementada. E mais, penso que todos
temos consciência que as operações fiscalizadoras no interior não contemplam, infelizmente, este tipo de controlo, o que poderia via a baralhar um pouco (ou não) as contas.
Eu conheço alguns meninos que desde há uns tempos, deixaram de beber e conduzir, mas que agora ...

Micro Audio Waves vencem nos Qwartz

Os Micro Audio Waves voltaram a vencer nos Qwartz Electronic Music Awards. Down By flow foi galardoado na cerimónia que decorreu este fim de semana em Paris com o prémio de Melhor Canção para Odd Size Baggage.
Micro Audio Waves - Down by flow

Morcheeba actuam no Super Rock no Porto

Os Britânicos Morcheeba actuam no dia a 5 de Julho, segundo dia do Super Bock Super Rock. Aqui fica o cartaz completo (por enquanto) do Festival - Edição Norte:
4 de Julho
ZZ Top
Love & Rockets
Crowded House
David Fonseca
Xutos & Pontapés

5 de Julho
Jamiroquai
Morcheeba
Brand New Heavies
Jorge Palma
Paolo Nutini