quarta-feira, 11 de junho de 2008

A (pouco interessante) justificação do meu relacionamento com os Coldplay*

Desde há uns anos*, tenho uma opinião muito própria sobre esta banda. Gostei do primeiro disco mas desde então reconheço qualidade nos seguintes, mas penso que é um projecto em que a fórmula usada foi esgotada.
Talvez esteja um pouco farto da voz de Chris Martin (que classifico de excelente pianista), facto que admito, de maneira inversa, continue a fazer com que o número de fans aumente exponencialmente. Outra razão que pode fazer com que nunca esteja muito receptivo aos seu novos discos são algumas comparações feitas pelos media e das quais destaco esta que considero a mais exemplificativa: "Os Coldplay serão os novos U2". Na onda dessas colagens, a banda nunca desmentiu que os irlandeses foram/são uma das suas principais influências.

No que diz respeito às prestações ao vivo, nunca tive oportunidade de assistir a um concerto seu, mas de algumas coisas que vi, pode dizer-se que são uns excelentes entertainers.
Uma das mais recentes notícias relacionadas com a banda relata uma viragem (positiva) no posicionamento musical, mas com ele, apresenta uma falta de censo e muito pouca humildade. Chris afirmou que considera, actualmente, Arcade Fire e Sigur Rós como as melhores bandas do mundo. Fico contente e estou inteiramente de acordo com estas escolhas, nem que mais não seja, porque também as tenho em alta consideração. A entrevista lá continua e a modéstia (ou shwotime) também: "Penso que os Coldplay são apenas a sétima melhor do mundo". Já diziam os antigos: Presunção e água benta ...
Quando pensava que a banda se tinha afastado definitivamente da que eu considero a melhor banda do mundo - os U2, aparece mais um devaneio do amigo Martin, este sim, a mexer com os meus maus fígados: O cantor comparou também o novo álbum Viva La Vida or Death and All His Friends a The Unforgettable Fire dos irlandeses U2, em declarações ao jornal Telegraph. «Olho sempre para os nossos álbuns em comparação com os dos u2. O Viva La Vida é o nosso Unforgettable Fire , no sentido em que é menos directo, mais oblíquo».
Como o novo disco dos Coldplay, a editar em breve, já pode ser ouvido por aí e depois de elevar tanto a fasquia (The Unforgettable fire é para mim o melhor disco de toda a história da música), decidi ouvi-lo. Contou com a produção de Brian Eno (eterno produtor e colaborador dos U2), contém muito bons temas mas ... continua a ser mais do mesmo e sinceramente, não consegui encontrar os pontos em que é menos directo ou mais oblíquo.
Cada um trata da sua vida e tenta vender o peixe à sua maneira. Os Coldplay vão vender milhões de cópias do disco e seguirão o seu caminho. Eu vou seguir o meu, que não passará certamente pela aquisição de Viva la Vida ...
* desde o promissor primeiro registo: Parachutes de 1999 (Paracaídas como dizem os nossos vizinhos).

Salvador Dali_004 - Persistence of Fair Weather

Salvador Dali - Persistence of Fair Weather

The Airborne Toxic Event - Does This Mean You're Moving On

The Airborne Toxic Event - Does This Mean You're Moving On


Hoje é dia C ...

... dia de derrotar os Checos.