sábado, 19 de julho de 2008

Festival Serra da Estrela: Dia 3

Hoje cai o pano sobre o Festival Serra da Estrela. Os projectos a actuar esta noite são: Fadomorse, Tora Tora Big Band, Prince Wadada e Kussondulola

Mogwai - Helicon 1 (Live)

Mogwai - Helicon 1 (Live)
 

Festival Serra da Estrela: Dia 2 - Como foi

Assisti ontem ao segundo dia do Festival Serra da Estrela, dia que mais aguardava dada a qualidade dos nomes em cartaz. As televisões deram, como assistência na primeira noite, o número de 6000 pessoas, valor que me parece exagerado. Ontem deviam estar presentes algumas centenas menos.
Verificamos que o dia rock não começa bem quando ao chegar ao recinto se ouve cantar em português. Pensava que estariam a começar os espanhóis, mas quem estava em palco era a banda que mais queria ver - os excelentes em disco Linda Martini. Do mal o menos, ainda ouvimos o final do terceiro tema e os restantes (poucos na opinião do povo). Os lisboetas são mesmo o projecto com mais qualidade, actualmente, no panorama nacional. A presença constante de 3 acutilantes guitarras (com destaque para a de Sérgio), o baixo de Cláudia e a bateria de Hélio foram as melhores companhias da noite. Fomos presenteados com temas do recente Marsupial, acompanhados de temas antigos. Rock musculado, pujante. Excelente, mas pequeno, concerto, tendo unicamente faltado (sem ser fundamental) um pouco mais de contacto com o público.
Seguidamente, subiram ao palco os penicheiros Dapunksportif, outro grande projecto rock (com tendência para sons punk). Continuamos no campo das guitarras a sério. Boa prestação.
Os Vicious Five deram, na opinião da maioria dos presentes, o melhor concerto da noite. O vocalista (Joaquim) é um animal em palco, voz sempre no máximo e constantemente em contacto com o povo. Este retribui em boa forma sempre que a tal é chamado. Uma excelente banda também e uma grande, grande entrega à arte de palco. Não fosse a minha ferrenhice pelos primeiros senhores da noite, talvez este fosse para mim também o melhor do segundo dia de festival.
Para o final, foi guardada a actuação dos nuestros hermanos The Right Ons. Facto estranho: trata-se de uma banda espanhola, que actua em Portugal e comunica com o público quase sempre em língua inglesa. Concerto simpático de pop rock. Bons músicos e boas vozes.
Talvez a escolha do concerto de encerramento devesse ter recaído nos Vicious Five, em detrimento dos espanhóis, mas são opções da organização, que está mais uma vez de parabéns pelas bestiais escolhas.
Pela positiva, há que destacar a disponibilidade dos elementos de Vicious Five e Dapunksportif para contactar com os fans no final dos concertos, o mesmo não se podendo dizer dos muito aguardamos mas ausentes Linda Martini.
Pela negativa, quase nada, só a falta de coerência verificada numa das tendas de venda de artesanato/material junkie (em cima).

Vincent van Gogh_006 - The Drinkers

Vincent van Gogh - The drinkers