terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Os melhores de 2010 (Humilde escolha do autor) 20 a 16

Com o aproximar do final do ano, chega a altura de fazer o balanço do que de melhor nos deu 2010, em termos de musicais. Começo por revelar os lugares 20 a 16:
Seja ainda por efeito da brutal actuação no Porto ou seja porque se tratar de um belíssimo conjunto de temas rock, o sexto disco do trio americano abre, com todo o mérito, o top 20 dos meus discos do ano. É impressionante o poder destes rapazes (incluindo a bela e potente baterista, claro). Destaques: Martyr, Bad Blood e Shadow's Keeper;
Este disco teve como antecipação, ainda em 2009, dois grandes singles e que elevaram desde logo a fasquia quanto à estreia do colectivo de Manchester. Já em Janeiro deste ano, as expectativas não foram goradas e temos nele  magníficos momentos pop/rock de cariz electrónico. Melhores temas: Acolyte e This momentary e Doubt;
The head of a statue facing left, supported by purple cables in mid-air, is set against a pale blue sky and is the centre of the picture. Below it in the dark blue foreground are crystalline rocks, which point towards the head.
18. Hot Chip - One Life Stand
O quarto disco da carreira dos Hot Chip foi editado no início do ano (Fevereiro), facto que não implicou o seu esquecimento. Lembro-me de o ter logo nesse tempo qualificado de muito bom e digno de recordação no fim do ano. Destaques: I Feel Better, Hand Me Down Your Love, Take it in.

Estes rapazes de Lisboa são do mais genuíno que se faz em Portugal e neste segundo registo da carreira apresentam-se em grande. Um disco de rock sério, polvilhado por vezes com algum experimentalismo. Momentos altos: Belarmino, Cem metros sereia, Mulher a dias.
Ao segundo disco, os americanos MGMT desapontaram muitos que pensavam que este seria uma continuação do belíssimo registo de estreia. Admito que também assim pensei, mas depois de algumas audições atentas, interiorizei que o pop de raiz electrónica (de Orecular Spectacular) tinha dado lugar ao rock calmo e psicadélico. Melhores temas: It's working, Flash Delirium e Siberian breaks.

Os melhores discos de 2009 podem ser consultados aqui.