sábado, 20 de dezembro de 2008

U2 - I Believe In Father Christmas

 
Parabéns Bez.

Uma teoria sobre música...

...mais especificamente sobre os temas musicais usados para adormecer/embalar seres humanos. Quando menciono este uso da divina arte não me refiro somente à necessária e fundamental tarefa realizada pelos pais (ou outros, assalariados) tendo em vista um sono mais rápido de seus filhos; refiro-me, por exemplo, a pessoas como eu que têm facilidade em descansar, mas dificilmente começam a dormir. Por falar em sono, sabíeis que ao dormir, os sentidos são perdidos pela seguinte ordem: visão, paladar, olfacto, audição e tacto? Eu não.
Adiante com a minha teoria:
- Qualquer canção de embalar (incluindo voz ou unicamente instrumental) para ter sucesso tem de ser um conjunto de sons já apreendidos anteriormente.
Explico: por exemplo, o tema Tracy dos escoceses Mogwai, que aparentemente possui as características ideais - melodia atractiva, poucas ou nenhumas oscilações de som e a ausência de ruído - terá pouco sucesso se for ouvida pela primeira vez. A minha lógica assenta no facto de que o sono aparecerá numa qualquer fase do tema mas o candidato a repouso terá de seguir o encadeamento de sons, ao longo dos minutos. Esta tentativa de lógica vale o que vale, mas ... qual será a melhor música de embalar? certamente a maioria escolhe a ausência dela - o silêncio, que é também um nosso velho conhecido..