terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Os melhores de 2009 (Humilde escolha do autor) 1 a 5

Antes que acabe o ano, apresento as primeiras posições dos meus discos preferidos de 2009. Ficam os lugares 1 a 5:
Colectivo pensado e executado através do génio de Edward Droste. Ao terceiro registo estes norte americanos apresentam um conjunto de doces melodias rock/folk onde coabitam pacificamente instrumentos tradicionais e elementos de moderna electrónica. Temas a destacar: Two weeks (um dos temas preferidos do ano), Fine for now, Ready able e While you wait for the others.
Coloco uma vez mais a personagem de Alex Turner  no top 5 do ano, agora com o seu projecto principal. Neste disco, somos brindados com o que de melhor se faz no rock britânico (o estilo musical que anteriormente se denominava Brit Pop), notando-se perfeitamente a produção do mestre Josh Homme. Preferidas: My propeller, Crying lightning, Potion approaching, Cornerstone (provavelmente a balada de 2009) e Pretty visitors.
O duo canadiano Jeremy Greenspan e Johnny Dark assinam o melhor  disco de electrónica pura do ano. Este terceiro registo da carreira representa prova do amadurecimento/crescimento do projecto, onde se podem encontrar brilhantes temas a tender para a pista de dança: Parallel Lines, Work, Bits & Pieces, Hazel, The Animator e What It's For.

Tenho de admitir que a escolha/decisão da ordem a dar às duas primeiras posições deste top foi complicada dado o gosto que tenho por ambos discos. No final a vertente pop venceu a tendência psicadélica. Neste oitavo disco este ecléctico colectivo nova-iorquino apresenta um conjunto brilhante de canções onde podemos encontrar destaques como In the flowers, My girls (um dos mais fortes temas de 2009), Summertime clothes, Bluish e No more runnin'. Para ouvir serenamente, deitado, numa tarde de chuva...
01. The XX - XX
Não sei se por falta de originalidade de estilo de outros, mas começa a ser normal considerar como melhor do ano um disco de estreia de um projecto. Sem remorsos apresento o disco do ano; é pop e é brilhante. Este quarteto (que entretanto passou a trio, depois da saída de Baria Qureshi) londrino é constituído por Romy Madley Croft (voz e baixo), Oliver Sim (voz e guitarra) e Jamie Smith (máquinas e teclados). Melhores temas: Todos mas com destaque óbvio para Critalized, Islands e Basic space. Que venha 2010...

Os lugares anteriores estão aqui, aqui e aqui. 

Os melhores de 2008 podem ser consultados aqui.