terça-feira, 20 de setembro de 2011

Os buracos (na Madeira)...

... e o que significa (mais ou menos) sermos iguais aos Gregos...
"...Onde estão os presidentes de Tribunal de Contas que, ao longo de décadas, se limitaram a remeter para inócuos relatórios e pálidas recomendações o crónico incumprimento de regras para um registo fiável das contas do Governo Regional da Madeira? Onde estão os ministros das Finanças e os secretários de Estado do Orçamento que ignoraram todos os sinais e alertas? Onde estão os presidentes do Instituto Nacional de Estatística e os governadores do Banco de Portugal que precisaram de uma troika estrangeira para aprender a somar e a diminuir as parcelas enviadas do Funchal? Onde estão os magistrados que nunca acharam ali matéria de inquérito?
Não deviam ser investigados os primeiros-ministros que aceitaram sempre pagar mais a Jardim? Não deviam ser investigados os deputados que redigiram uma lei que penaliza com um máximo de 25 mil euros quem faz trafulhices contabilísticas no Estado? E os governos que negociaram votos de deputados do PSD/Madeira para aprovar diplomas na AR? E os que perdoaram as dívidas do Governo Regional? E os que sexta-feira votaram contra ou se abstiveram (CDS, PSD e PS) num projecto para auditar as contas do Governo da Madeira? Não são todos culpados de alimentar o vício?
Estamos assim tão seguros de que as contas do Governo central, dos Açores ou das câmaras de Lisboa e Porto estão certinhas? Não vamos ter mais surpresas de milhares de milhão? Juram? Ou é melhor não mexer mais na lama, para não acabarmos todos enterrados?..."