quarta-feira, 23 de abril de 2008

ScreenHunter 5.0 Free

ScreenHunter 5.0 Free é um completo e gratuito capturador de imagem do ecrân.

Nick Cave - The Ship Song

Nick Cave - The Ship Song

Paula Rego_001 - Peter Pan

Paula Rego - Peter Pan

Ler - Dificuldade de arranjar tempo ou preguiça

Em época de comemorações, fica mais uma - o Dia Internacional do Livro. Li recentemente o documento final contendo as conclusões referentes ao Plano Nacional da Leitura (PNL), mais propriamente os estudos encomendados pelo PNL.
Fiquei algo descrente quanto aos métodos usados para quantificar o que se lê e como foram feitos os inquéritos. Por exemplo: Olhar para a banca de jornais e ler as gordas na primeira página é considerado ler regularmente jornais? Dar uma passagem por um semanário online ao Sábado? Ir ao café e enquanto se espera por um café abrir o jornal? Se assim for, acredito nos números apresentados e mais ainda - Eu sou leitor mais que assíduo.
Para ajudar, deixo uma imagem retirada do PNL:




Assim se pode explicar também a diminuição do número de não leitores, visto que no documento é focado um aspecto importantíssimo: em relação ao estudo anterior (1997) houve uma evolução brutal nos instrumentos que todos podemos usar nos tempos livre (Internet, jogos, dvd/cinema, música ...), o que deveria contribuir para um decréscimo e não para um aumento dos leitores.
Eu, seja por este critério ou por outro, neste dia, me confesso como não leitor, apesar de ler o que leio. Sim, porque tenho plena consciência que deveria ler mais.
Um destes dias vamos ser mais/melhores leitores ainda: Com o Acordo Ortográfico vamos todos dedicar-nos à Literatura Estrangeira (Português do Brasil).