quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Os melhores de 2013 (Humilde escolha do autor) 10 a 6

Ao que parece, o atraso na apresentação das minhas preferências musicais do ano anterior passou a ser um hábito. Vou tentar, já no próximo, inverter essa tendência. Aqui ficam as posições 10 a 6:
Original projeto de Nicolas Jaar e Dave Harrington. Nele podem ouvir-se serenas batidas eletrónicas (ao bom estilo downtempo) trazidas pelo primeiro (que também acrescenta a vocalização) acompanhadas das melodias do segundo, seja usando a guitarra, seja com o baixo. Refira-se que a superior qualidade deste duo pode/deve ser confirmada em prestações ao vivo. Temas em destaque:  Golden arrowPaper trails e Metatron.

Washed Out é um conceito em nome próprio de Ernest Greene, genial produtor e músico americano. Em 2013 apresentou o segundo registo de originais e nele continuamos a poder degustar a pop eletrónica leve já apresentada no disco de 2011 e ainda podemos encontrar traços de dream pop e até trip hop. Escolhas: It all feels right, Don't give up e All over now

Esta foi, para mim, a grande revelação de 2013. O talentoso quarteto de moças londrinas, lideradas pela energética Jenny Beth (Curtis encarnado em corpo de mulher?), editou um dos melhores discos rock do ano, o que aliado a excelentes prestações ao vivo, fazem delas um sério caso no universo musical e claramente uma banda a seguir com atenção. Destaques: HusbandsI am hereMarshal dear, She will e Shut up.

Décimo quinto registo da carreira do veterano Senhor do rock. Trata-se de um regresso em grande forma, com um disco a tender para a "balada", onde a voz de Cave se destaca, aos 56 anos de idade, apresentando-se num patamar acessível a muito poucos. Temas principais: Jubilee StreetWe real coolPush the sky awayWe no who U R e Wide lovely eyes.

Na posição 6 encontramos os !!!, coletivo vindo de Sacramento e liderado pelo frenético Nic Offer. Eles, sabem, felizmente, as dosagens corretas de como misturar o rock com a música dançável, continuando a agradar às duas fações. Há uma frase da banda que descreve na perfeição a sua missão: "Our musical goal in life is to get you pumped, get your body moving, and maybe even get you dancing." É difícil resistir. Temas favoritos: Even when the water's cold, SlydCaliforniyeahOne girl one boyExcept death.