sexta-feira, 8 de maio de 2009

Outra vez a questão dos gostos...

De todos os quadrantes, inclusivamente os mais indie/alternativos (se é que essa catalogação ainda sobrevive), se ouvem loas ao resultado da votação levada a cabo pela Antena 3 tendo em vista a eleição do melhor disco dos últimos 15 anos. Na opinião dos ouvintes, a classificação final foi a seguinte:
1. Ornatos Violeta - "O Monstro Precisa de Amigos"
2. Silence 4 - "Silence Becomes it"
3. Slimmy - "Beatsound Loverboy"
4. Mão Morta - "Nus"
5. Xutos & Pontapés - "Ao Vivo na Antena 3"
6. The Gift - "Vinyl"
7. Blasted Mechanism - “Namasté”
8. Da Weasel - “Podes Fugir Mas Não Te Podes Esconder”
9. David Fonseca - “Dreams in Colour”
10. Deolinda - “Canção ao Lado”
12. Humanos - “Humanos”
12. Pedro Abrunhosa & Bandemónio - "Viagens"
13. Moonspell - “Memorial”
14. Sam the Kid - "Pratica(Mente)"
15. Clã - “Lustro”
Falo-vos como não participante (por desconhecimento) desta interessante forma de comemoração de aniversário. Concordo com o fundamental serviço prestado pela banda de Manuel Cruz e o consequente lugar cimeiro, (apesar de pessoalmente preferir o debutante Cão, também a votos), mas preocupa-me e espanta-me o imberbe conhecimento que levou ao resultado final. Claro que admito que uma boa parte da votação vem de ouvintes (e gostos/votos nunca se discutem) contemporâneos dos anos em análise, o que explica a inclusão de discos de 2006 e 2008.
Louvo a singular e inovadora iniciativa: é interessante sentir o pulso ao ouvinte anónimo, fazendo uma análise à possível intervenção da estação em tais resultados, tendo em vista o futuro.
Continuando no campo dos gostos pessoais, admito que caso tivesse participado, optaria claramente por Vénus em chamas, Wolfheart ou Lusoqualquercoisa, pois são (foram) discos marcantes e que considero de importância superior para a história da música lusa. Um grande ponto de interrogação para a medalha de bronze, registo que desconheço (mas certamente merecerá investigação) e por consequência questiono a posição ocupada.
Por falar em Antena 3, partilho umas dúvidas: É impressão minha ou a qualidade musical da programação diurna da suposta rádio jovem de serviço público melhorou com a inclusão de Luís Oliveira? ou será somente falta de influência opinativa de Radialistas (atenção ao R maiúsculo) de Nuno Calado, Álvaro Costa, Henrique Amaro e Miguel Quintão?

Joan Miró_017 - Femmes et oiseau la nuit

Joan Miró - Femmes et oiseau la nuit