terça-feira, 4 de setembro de 2012

Partilho aqui...

... a minha opinião sobre as Redes Sociais e o Facebook em particular. Apresento-me como um adepto em geral das ditas, possuo perfis em quase todas, mas uso-as de forma que defino como moderadamente útil. Explico melhor. Todos temos amigos/conhecidos com opiniões diversas: uns usam, outros abusam, outros ignoram, outros abominam e ainda os há que nem sequer concebem que algum ser humano as utilize. Tenho uma desculpa de peso (se é que necessária), que me impeliu a tal tendência: Por motivos profissionais, sempre estive ligado às novas tecnologias e de cada vez que aparece algo de novo, é "pertinente" fazer um teste. Além disso, há muito que estou ligado a entidades/candidaturas que necessitam de ser divulgadas/publicitadas regularmente.
Por regra, gosto, desde que possível, de colaborar. Colaborar na vertente de contribuição para uma comunidade. Imbuído desse espírito, faço publicação de conteúdos (maioritariamente musicais e imagens) quando me apetece e com a alguma regularidade. Gosto de participar de forma inequivocamente activa e não me limito a ser Voyeur (uma postura válida como outra qualquer, mas que não quadra com a minha maneira de ser), tentando saber por onde vagueiam as pessoas e que andam a fazer. No lado contrário, tento não pertencer ao clube do massacre, ou seja, os que colocam, de forma um pouco irritante, 20 publicações por dia (de novo, uma forma possível). Fico-me, normalmente, pelas 4, distribuídas ao longo do dia. Raramente uso os chats, prefiro os meios tradicionais ou então outros, de contacto directo. Não uso nenhuma rede social em nome próprio, optando por "esconder-me" convenientemente atrás de uma sigla (uma espécie de piada arquitectónica-criminal). Não parabenizo online e evito que me façam tal gentileza, tendo para o efeito retirado estrategicamente todos os meus dados. Raramente faço partilhas públicas. Todos os dias entro no Facebook e em quase todos eles aprendo algo de novo, motivo pelo qual continuo utilizador.
Não pretendo com estas linhas mudar comportamentos, unicamente apresento a minha opinião/posição. Sei que, como normalmente acontece, esta minha teoria não vai ser consensual. Sinto-me aliviado.
Quase tudo no mundo azul nos "empurra delicadamente" para outras condutas. Veja-se o exemplo que aparece na imagem, onde é trocado o tradicional convite para contacto por uma versão deturpada em que se incentiva a ter comportamento ao estilo mirone. Entretanto, continuo a minha cruzada e vou tentando resistir, ouvindo, lendo e visualizando, de maneira muito própria, o que de bom vai aparecendo na invenção do rapaz Zuckerberg...