quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Os melhores de 2012 (Humilde escolha do autor) 10 a 6


Com uns dias de atraso e como não quero perder o hábito, publico (também aqui) as minhas preferências musicais referentes ao ano de 2012.
Ficam os últimos cinco lugares:
Disco de estreia do quarteto Londrino de origem Escocesa. Rock/pop experimental, com toques de psicadelismo e alguma eletrónica. A segunda melhor revelação do ano. Temas  em destaque: Default, Waveforms e Wor.
09. DIIV - Oshin
Os DIIV (anteriormente conhecidos como Dive) começaram por ser um projeto a solo do guitarrista dos Beach Fossils Zachary Cole Smith. Mais tarde, veio a transformar-se no quarteto que hoje conhecemos, editando (também) no ano de 2012 o seu disco de estreia. Há muito que não ouvia uma banda Dreampop/Shoegaze com tanta qualidade e com vocalizações dignas. Principais destaques: DousedHow long have you known? e Follow.
08. Toy - Toy
O terceiro álbum de estreia desta lista pertence aos Toy, projeto também Londrino, que pratica um impecável rock psicadélico, apoiado na voz genuína de Tom Dougall. Esta banda foi para mim a grande revelação do ano que passou. Temas a destacar: Left myself behind, Dead and gone e Lose my way.
Brendan Perry e Lisa Gerrard são, desde a década de 80, um dos mais originais projetos na área da fusão entre a denominada World Music e os sons pop. Dignos representantes da mítica 4AD, regressaram em 2012, depois de 6 anos sem edições. O regresso do ano. Destaques: Children of the sun, OpiumAll in good time.
Vencedores do Mercury Prize de 2012, este quarteto de Leeds estreia-se com um Grande disco rock, depois de ter já dado um simpático "ar de graça" com o EP de 2011. Nele podemos encontrar temas de uma originalidade ímpar, com alguns travos de psicadelismo e até ritmos Trip Hop. Imprescindíveis: BreezeblocksSomething good e Matilda.