segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Os melhores de 2010 (Humilde escolha do autor) 5 a 1

Porque não me parece que esta lista esteja a ter a "atenção devida",  não vos  incomodo mais com introduções e passo directamente a apresentar os cinco melhores registos discográficos de 2010:
 
05. Arcade Fire - The Suburbs
Ao terceiro álbum, o tal que dizem ser o da maturidade e que vem a seguir ao da confirmação, estes canadianos mostram que são mesmo um caso sério. Quase dez anos de carreira, três discos de alta qualidade, fortíssimas actuações ao vivo (para os países que abdicam de cimeiras) e um grande futuro pela frente. São uma das maiores bandas da presente história do rock. Temas a destacar: Rococo, Ready to start e Sprawl II.
 
Podia aqui colocar umas aspas ou então fazer copy/paste do dito na posição anterior, acrescentando apenas "de cariz electrónico" à frase São uma das maiores bandas da presente história do rock. Não o vou fazer, (apesar de tudo se adequar perfeitamente a este projecto de James Murphy), pois algum dos 5 leitores assíduos iria dar pelo truque e assinalaria o facto. Digo apenas que este disco foi para mim de difícil avaliação inicial, talvez devido à escolha do single de apresentação. Felizmente o resto tem o habitual cunho de qualidade e trouxe-nos excelentes temas como I can change, Dance yrself clean e One touch.
Há bandas que não sabem fazer maus discos. Há outras que só sabem fazer bons discos. Os National são um dos poucos exemplos desta última caracterização e com este registo entram definitivamente para o lote dos meus projectos preferidos. A mistura de rock espacial e pop romântico, tudo agregado a excelentes letras é irresistível. Um digno terceiro classificado. Temas destacados: Sorrow, Anyone's Ghost e Bloodbuzz Ohio.
 
02. Deerhunter - Halcyon Digest
Para os mais distraídos: Deerhunter é um quarteto norte-americano fundado e liderado por Bradford Cox (a solo edita como Atlas Sound). Este é o seu quarto disco e nele podemos encontrar rock ambiental (antes chamado de dream pop ou shoegaze), pop de guitarras cristalinas e com estilo revivalista, tudo encabeçado pela sublime voz de Cox. Ideal para um final de tarde com chuva. Todas as faixas são de destaque, mas há umas  que brilam mais: Helicopter, Desire lines, Coronado e Basement Scene.
 
01. Beach House - Teen dream

Victoria Legrand e Alex Scally formam o fabuloso (power) duo norte-americano Beach House. Pode discutir-se se este cativante disco merece ou não o título de melhor do ano, mas não conheço ninguém, repito, ninguém que não goste dele, inclusivamente, logo desde a data da sua edição, no início do ano. Ao terceiro disco da carreira, a consagração deste talentoso grupo apresenta como principais trunfos um pop/rock atraente, excelentes e contagiantes melodias e duas brilhantes vozes que nos conduzem a paragens quase sempre distantes. Dos dez temas do disco, destaco, por razões óbvias e espero que compreensivelmente, quase metade: Walk in the park, Norway, Zebra, Used to be e Better times.
Deixo também as normais menções honrosas, ou talvez algumas as maiores injustiças que fiz neste ano. Espero não vir a ser muito castigado por isso:
Blonde Redhead - Penny Sparkle
Interpol - Interpol
Spoon – Transference
Pantha du Prince – Black Noise
The Walkmen – Lisbon
Maximum Balloon - Maximum Balloon
Mão Morta - Pesadelos de peluche
Royksopp – Senior
Everything Everything – Man Alive
Engineers – In Praise Of More
Underworld – Always Loved a Film
Wolf Parade - Expo 86
Balla - Equilibrio
Les Discrets - Septembre Et Ses Dernières Pensées
Four Tet - There Is Love In You
No Age - Everything In Between

Os lugares anteriores estão aqui e aqui e aqui.

Os melhores discos de 2009 podem ser consultados aqui.