... do anterior volume desta humilde compilação, ocorreu-me um ideia, em forma de tema, para o seguinte (este) volume. Aproveito agora para, num gesto de agradecimento, presentear uma das mais ferrenhas seguidoras desta rubrica: a minha mana. Decidi então dedicar-me à recolha de algumas das vozes femininas que mais admiro e juntar-lhe outras, de igual calibre, mais contemporâneas. Assim nasce o Quasepodcast20, um conjunto de temas pop e rock, por vezes acompanhado de alguma electrónica, num total de 22. Depois de finalizado, verifiquei que faltam bastantes, motivo mais que suficiente para prometer, para futura ocasião, um segundo tomo, dedicado igualmente às "fêmeas". O tempo total é de cerca de 74 minutos e contém as seguintes damas:
O ficheiro em formato .mp3 pode ser descarregado, de forma gratuita, aqui.
Os temas usados nesta compilação destinam-se unicamente a fins de teste. Caso alguém se sinta lesado com a divulgação, faça favor de manifestar o facto, razão que levará à retirada dos mesmos.
"...Por tudo isto, a União Europeia é uma aliança envergonhada, sem uma estratégia de defesa comum, sem posição consensual nas grandes questões mundiais, feita de um equilíbrio difícil entre interesses egoístas dos estados-membros, à mercê de populismos nacionalistas e oportunistas. Temos uma Europa em que só a burocracia é transnacional, e que não foi capaz de construir uma nova soberania que substituísse aquela que foi subtraída aos seus estados-membros, uma entidade pela qual nenhum dos seus cidadãos parece capaz de verter o seu sangue, se ela estiver debaixo de uma ameaça externa convencional. E, por isso, não admira que os seus cidadãos se recusem a fazer sacrifícios mútuos perante uma ameaça interna de desagregação. Esta Europa não passa de um rebanho sem bons pastores, que se desagrega logo que o pasto escasseia..."
Tame Impala é um projecto, em forma de quarteto juvenil, de origem australiana, liderado por Kevin Parker. Formaram-se em 2007 e depois de editarem dois EPs em 2008, lançaram o disco de estreia, Innerspeaker, em 2010. Só agora escrevo sobre eles, entre outros/óbvios motivos, porque só há pouco investiguei o seu trabalho, semanas antes da sua brilhante actuação no SBSR 2011. Felizmente tive oportunidade de ouvir e ver a roupagem psicadélica que imprimem ao bom rock que praticam...
I have been ungrateful, I've been unwise. Restless from the cradle, Now I realize, It's so hard to see the rainbow, Through glasses dark as these. Maybe I'll be able, From now on, on my knees.
Oh, I am weak. Oh, I know I am vain. Take this weight from me, Let my spirit be unchained.
Old man swearin' at the sidewalk, I'm overcome. Seems that we've both forgotten, Forgotten to go home. Have I seen an angel? Oh, have I seen a ghost? Where's that rock of ages, When I need it most?
Oh, I am weak. Oh, I know I am vain. Take this weight from me, Let my spirit be unchained.
... umas confissões, pois mesmo não sabendo muito bem a razão, os factos são os factos:
- Cada vez me sinto menos impelido a continuar a fazer estas compilações;
- Sinto, por outro lado e felizmente em sentido oposto, uma necessidade, inexplicável e aparentemente inútil, de construir algo físico e que divulgue a qualidade de algumas das coisas que considero interessantes e que não gosto de guardar só para mim;
Depois das lamurias, vamos ao que interessa (?). O QuasePodcast 19 é composto essencialmente por temas de base rock. Começa serenamente e vai, de maneira gradual, aumentando o nível de intervenção das guitarras. Os temas que o compõem são os seguintes:
A coisa tem uma duração de pouco mais de 73 minutos e pode ser ouvida e descarregada aqui.
Faço aqui um agradecimento especial ao projecto Campanula Herminii (considero-o de altíssima qualidade e de uma pura originalidade) que permitiu o uso de uma música sua.
Os temas usados nesta compilação destinam-se unicamente a fins de teste. Caso alguém se sinta lesado com a divulgação, faça favor de manifestar o facto, razão que levará à retirada dos mesmos.