terça-feira, 22 de janeiro de 2008

In rainbows: Venda digital

Venda Digital de In Rainbows - Alguns números

"Depois da euforia gerada em volta das primeiras estimativas relativas ao lançamento de In Rainbows com base em inquéritos realizados por jornais e fontes anónimas da indústria que davam conta de que apenas um quarto dos utilizadores não tinham pago nada pelo download do novo álbum dos Radiohead e que o preço médio desembolsado pelos restantes tinha rondado as quatro libras (5,75 euros), houve já tempo para a poeira assentar e analisar com mais cuidado os dados relativos à experiência.

De acordo com uma estimativa da empresa de análise de tráfego na Internet ComScore baseada num painel de dois milhões de internautas, mais de 1,2 milhões de pessoas de todo o mundo visitaram o site InRainbows.com de 1 a 29 de Outubro, tendo apenas 38 por cento dos que descarregaram o álbum pago mais do que o mínimo possível (0,45 pences de libra - cerca de 65 cêntimos - pela transacção), contra 62 por cento que não quiseram desembolsar nem mais um cêntimo.

Entre as cerca de 456 mil pessoas em todo o mundo que a ComScore afirma que pagaram para descarregar o disco, o preço médio foi de seis dólares (4,13 euros). Contudo, tendo em conta o total de pagantes e não-pagantes, esse valor desce para apenas 2,26 dólares (1,55 euros). Se isso confirma as suspeitas de que as sondagens iniciais eram excessivamente optimistas - devido ao facto das pessoas que pagaram mais terem mais predisposição para responder a esses estudos de opinião -, mesmo assim os dados da ComCast levam a acreditar que os Radiohead tenham amealhado um valor líquido de 2,74 milhões de dólares (1,88 milhões de euros) em vendas.

Os utilizadores norte-americanos (40 por cento) tenderam a pagar mais pelo álbum do que os utilizadores noutros países (36 por cento). Mais ainda, os residentes nos Estados Unidos pagaram em média quase o dobro (8,05 dólares ou 5,54 euros) do que os do resto do mundo (4,64 dólares ou 3.20 euros). De acordo com os dados, 17 por cento pagaram até 4 dólares e 12 por cento pagaram entre 8 a 12 dólares, vindo de seguida a categoria intermédia daqueles que pagaram entre 4 a 8 dólares. Este indicador é interessante, porque revela que existe um segmento importante de fãs de música que já se habituou a valorizar a música tendo como base de comparação o preço de um álbum digital no iTunes."

Copiado de Remixtures

Sem comentários: