quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Músicos: Literatura e Prémios

Músicos - Literatura e Prémios
Parece-me um bom tema para o primogénito deste tópico.
Alguém que conheço vai dizer que não se deve começar uma frase com uma pergunta, mas cá vai:

Poderão as letras de temas musicais ser consideradas como textos literários (prosa, poesia ou outro qualquer tipo)?
Parece-me que sim. Se se entender esse conjunto de palavras (com rima ou sem ela) como um meio de transmissão de mensagem - essas
letras podem ser mesmo catalogadas de textos literários.
Há já algum tempo que se fala insistentemente de songwriters. Talvez os tenha havido desde os primórdios da história musical cantada: Lennon, Jagger, Hendrix, Zappa, Cohen, Dylan, Cash, Young, Curtis, Patti Smith, Cobain, Gilberto Gil, Caetano, Jobim, Correia de Oliveira, Afonso entre outros.
Eu admiro uns quantos; os referidos e alguns mais recentes: Kozelek, Tori Amos, Elliott Smith, Albarn, Jarvis, Staples, Adolfo, ....
Onde quero chegar é aqui:

- Quantos destes profissionais da música foram já galardoados com prémios a nível das letras por eles produzidas?
Não estou, como é lógico, a falar em extremos como um Nobel, refiro-me a distinções mais congruentes com a importância que o fenómeno musical tem nas nossas vidas. Até os prémios musicais mais comuns esquecem esta importante faceta.
Um facto é, para mim, certo - A letra é um(a) componente fundamental de um tema musical.
Será?
Que dizer de bandas como
Tortoise, Ui, Godspeed, Mogwai, God is an Astronaut, Dead Combo e outras que se dedicam à arte do instrumental?
E de outras que usam dialectos quase impossíveis de decifrar -
Sigur Rós, Cocteau Twins, Pizzicato Five?
Aguardo
feedback.

Sem comentários: