terça-feira, 30 de novembro de 2010

DJ Shadow - Midnight in a perfect world

Ontem ao telefone com um Amigo, veio à conversa o assunto Hip Hop e nessa hora, disse algo como isto: eu não aprecio muito esse estilo musical. Essa afirmação ficou-me na mente, nem que mais não seja porque é falsa. A principal razão dessa falsidade tem um nome - Joshua Paul Davis - mais conhecido como DJ Shadow, produtor, criador, manipulador e grande maestro do sampler desde 1989. Em 1996 edita Endtroducing....., o disco que me faz gostar deste tipo de Hip Hop e onde se pode encontrar este fabuloso tema. Para terminar, afirmo aqui que este é um dos tais discos que certamente farão parte de um meu top 100 de discos da minha vida...
DJ Shadow - Midnight in a perfect world

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Divine Comedy - Someone

Someone I once knew
Told someone like you
"Love is just a word"
Now I'm not so sure that's true

Someone made me see
How someone like me
Needn't be so closed
Just 'cos they once chose to be

I need to be someone's somebody

Someone heard my call
When I was all at sea
Someone rescued me
When my life was all but through

Someone made me feel
Like someone really cares
I hardly even dare
To believe it's real, it's really true

I need to be somebody's somebody.

Divine Comedy - Someone

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Bowie, Elvis e outras...

"O Bowie não tinha medo de usar a escala, de dramatizar as coisas. Os seus alinhamentos não eram uma mera jukebox que ele percorria do início ao fim. Era drama"
"Não estarei a exagerar se disser que aquilo que o Elvis significou para a América foi o que o David Bowie significou para o Reino Unido e a Irlanda. A mudança de consciências foi radical"
"Quando o vi pela primeira vez, ele estava a cantar 'Starman' na televisão, foi como se uma criatura estive a cair do céu. Os americanos levaram o homem à lua. Nós tivemos o nosso homem britânico do espaço - com uma mãe irlandesa".
Bono, sobre David Bowie

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Matthew Herbert - Jenny Neuroth

Matthew Herbert, também conhecido como Herbert, Doctor Rockit, Radio Boy, Mr. Vertigo, Transformer e Wishmountain, é um prolífero músico britânico. Para o ano de 2010 projectou uma tripla de discos: One One (editado em Março), One Pig (a lançar em Dezembro e que relatará a vida e morte de um porco) e o registo que contém o tema apresentado - One Club, que saiu em Setembro. Faço aqui o realce a este disco porque a forma como Herbert o pensou e executou é no mínimo original - Todos os temas são formados por conjuntos de sons captados durante uma única noite num club alemão em 2009. Matthew colocou microfones na pista, entrada, bares, wcs,... e todos os nomes das faixas deste disco são de pessoas que o próprio conheceu na dita noite. Fabuloso (como sempre)...

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Os factos...

... são os factos:
- Quando a esperança renasce para um Amigo nosso, parte de nós é automaticamente "renascida", sensação fabulosa e que deve ser agradecida;
- Para um evento de peso deve (e parece mesmo) haver um projecto de peso. Nada melhor que arranjar um padrinho à medida para o impulsionar;
- No dia 10 de Dezembro há Cibelle e Ratatat no Clubbing da Casa da Música;
- A sopa é definitivamente ...

domingo, 21 de novembro de 2010

Interpol - Obstacle 1

I wish i could eat the salt off your last faded lips
We can cap the old times make playing only logical harm
We can top the old lines clay-making that nothing else will change.
But she can read, she can read, she can read, she can read, she's bad
Oh, she's bad

It's different now that I'm poor and aging, I'll never see this face again

You go stabbing yourself in the neck
It's different now that I'm poor and aging, and I'll never see this place again
And you go stabbing yourself in the neck

We can find new ways of living make playing only logical harm

And we can top the old times, clay-making that nothing else will change.
But she can read, she can read, she can read, she can read, she's bad
Oh, she's bad

It's in the way that she posed,

it's in the things that she puts in my head
Her stories are boring and stuff.
She's always calling my bluff.
She puts the weights into my little heart,
And she gets in my room and she takes it apart.
She puts the weights into my little heart,
I said she puts the weights into my little heart.

She packs it away


It's in the way that she walks

Her heaven is never enough
She puts the weights in my heart
She puts, oh she puts the weights into my little heart.
 
Interpol - Obstacle 1

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Smashing Pumpkins - Hummer

Se me disserem para fazer um top das minhas músicas rock preferidas, esta fará sempre parte dele. Aliás, se me pedirem para fazer um top dos melhores discos rock de sempre, este estará obviamente presente. Siamese dream é o segundo disco da carreira dos norte-americanos Smashing Pumpkins e foi editado no grande ano de 1993.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Quem me conhece...

... sabe que não sou de me intrometer na vida alheia. Quem me conhece sabe que não aprecio (mesmo) nada pessoas que têm essa infelizmente tão prolifera qualidade. Quem me conhece sabe que não reajo muito bem quando investigam sem razão aparente o que faço.
Esta tarde, inadvertidamente (palavra de honra) e sem qualquer intenção, dei por mim a tentar "adivinhar" qual o assunto que as pessoas que passavam na rua iam a tratar. Pensei radiante ter inventado um novo e atraente jogo. Acontecimento: um par de amigas (senhoras de meia/alta idade) ao passar à minha frente, comentavam: "Eu costumo ter a 12"; a outra diz: "eu quando tenho a 12 já é muito alta...". Tudo se passou em escassos 3 segundos, mas eu pensei rapidamente o óbvio (ou talvez a primeira coisa que me veio à cabeça): falam de tensão arterial.
Acabei o que tinha ido fazer à rua e regressei ao interior das belíssimas instalações onde tenho o prazer de trabalhar. Ao sentar-me, um intrigante pensamento me invadiu a mente: Terei, com este meu acto, incorporado o clube dos cuscos? Vou ter de deixar uma das minhas primeiras premissas de vida? Vou ser como aqueles/aquelas que "vivem" nas redes sociais e que nada publicam, são incapazes de opinar e passam o tempo armados em voyeur?
Moral da história: Quando for à rua fumar ou atender uma chamada, vou à rua fumar ou atender uma chamada...

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Bem, muito bem

"We're kind of trying to break it up a bit. You know, the idea of doing another big record and going away for a long time doesn't appeal to us. But the idea of putting out tracks in the show and seeing what happens to them, maybe putting out a little EP at some point -- these are all possibilities we're thinking about."

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Riding Pânico - Volvo (Time lapse experience)

Apresento-vos hoje um projecto, que foi até há bem pouco tempo, por mim desconhecido. Os Riding Pânico são uma excelente banda de rock (post-rock) nacional. São de Lisboa e contam com dois EPs e um longa duração editados. O tema aqui apresentado faz parte do album Lady cobra, de 2008.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

... todos ralham e ninguém tem razão...

"Este ano, já se viu Luisão, de braçadeira, a discutir com Jesus em pleno relvado; já se viu Cardozo desagradado por não sair de campo quando se encontra esgotado e o resultado construído ("O descanso só faz é mal", diz Jesus); e Saviola com ar de poucos amigos sempre que é substituído. No futebol, como na vida, quando se ganha, tudo se suporta mas o inverso também é verdade. Nesses momentos questionam-se as opções tácticas, os métodos, os tiques e a cabeça começa a pesar mais do que as pernas. O Benfica é a formação mais indisciplinada da Liga, com 37 amarelos e dois vermelhos directos - contas feitas, as águias não podem contar com Luisão, Maxi Pereira e Carlos Martins para o encontro com a Naval (domingo)."
...
"Na preparação para o jogo do FC Porto, ficou evidente a preocupação de Jesus em montar um esquema que anulasse Hulk, como se o Incrível fosse lobo mau. Em 2009/10, foi Peixoto quem o defendeu na vitória caseira com o golo de Saviola - nem um nem outro jogaram no passado domingo mas um e outro tinham sido titulares nos últimos encontros. Como escreve o "Record", a coisa não caiu bem a Peixoto, a Saviola e nem aos restantes elementos do balneário que viram um Jesus medroso em vésperas de clássico."
Pedro Candeias in i

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Black Rebel Motorcycle Club - Salvation

So Jesus left you lonely
Feels like nothing's really holy
No one no one hears your calling
Falling everything is falling

Do you feel alive?
Can you feel alive?
Do you feel alive?
Can you feel alive?

So Jesus left you lonely
Feels like nothings really holy
No one no one hears your calling
Falling everything is falling

Do you feel alive?
Can you feel alive?
Do you feel alive?
Can you feel alive?

Try so hard just to speak to you
Nothing ever seems to come through
Circumstances on the breaking back
Try to sit down is a therapy

Oh salvation
Oh salvation

Do you feel alive?
Can you feel alive?
Do you feel alive?
Can you feel alive?

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Nite Jewel - We want our things

Ramona Gonzalez é Nite Jewel, uma norte-americana que se dedica desde 2008 a publicar coisas interessantes. Este é o seu mais recente single, incluído no último disco, o EP Am I Real?, editado já durante o corrente ano.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

As contingências da vida...

... são as contingências da vida. Devido a:
- um (hipoteticamente) importante evento político internacional, vejo-me privado de assistir ao concerto de uma das minhas bandas predilectas;
- uma ingrata conjugação de acontecimentos, sou "obrigado" a trabalhar três fins de semana seguidos;
- um possível erro, Guimarães poderá condignamente encerrar as comemorações da "Capital Europeia da Cultura";
- uma (normal) falta de atenção minha, só um destes dias conheci estes rapazes. Vídeo de apresentação aqui;
- um conveniente acordo, acalmou-se, por enquanto, a discussão política em Portugal...

terça-feira, 2 de novembro de 2010

A política na web e as moscas na teia...

"Estranha forma de vida essa da democracia virtual. De um lado, radicais que não querem debater verdadeiramente coisa alguma. Do outro, apolíticos que sonham em ser astros de stand-up comedy. Salva-se uma imensa minoria (mais ou menos silenciosa) que vê todo esse circo com algum cansaço à espera de que (nem que seja para dar algum valor ao bilhete) finalmente o leão engula o domador."

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Underworld - Born slippy

A pessoa que me deu a conhecer este tema deixou-nos faz hoje um ano. Lembro-me perfeitamente do sentimento ao ouvir os viciantes sons iniciais. Foi o Homem do rock que me apresentou os Underworld. Foi numa tarde em Lisboa. Foi no Grande Delta. Foi-se há um ano o Grande Mestre...