quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Os melhores de 2010 (Humilde escolha do autor) 15 a 11

Continuo a avaliação dos meus discos predilectos de 2010, tarefa que aparentemente se afirma como desnecessária, mas que para mim se trata de um exercício interessante e bastante prazenteiro. Aqui ficam os eleitos, nas posições 15 a 11:
 A Chorus of Storytellers
Jimmy LaValle é o cérebro que projectou e comanda os The Album Leaf, colectivo até há bem pouco tempo desconhecido para mim. Felizmente aquando da sua visita ao nosso país, tomei conhecimento das suas actividades e foi assim que contactei com o disco, onde se podem ouvir atractivas melodias rock atmosférico e post rock. Se isso não bastasse, ele contém entre outros o meu tema favorito de 2010 - Falling from the sun. Além dele, há muito mais, como Stand still e Summer fog.
Crazy for You
Os Best Coast são um trio norte-americano, liderado pela bela Bethany Cosentino e praticam desde 2009 um sucedâneo do que em tempos se celebrizou como Surf Rock. Crazy for you, o disco de estreia, apresenta um recomendável conjunto de canções breves (ao estilo pop), onde se destacam temas como Boyfriend, When I'm With You e Crazy for you.
 
Marcus Lambkin é um rapaz irlandês que conheceu James Murphy no início da década e com ele forma um colectivo de DJs. Em 2009 decide começar a compor os seus próprios temas e edita em 2010 o seu disco de estreia (pela DFA, claro), sob a denominação Shit Robot. Destaques: Tuff Enuff, I got a feeling e Take 'em up.
Este é o sucessor do aclamado homónimo disco de estreia. Teve Horchata como single de apresentação, ainda em 2009 e desde logo se viu (ou ouviu) que algo tinha mudado, mas que o espírito de fazer temas inteligentemente alegres se mantinha. O quarteto de Nova Iorque continua, portanto, em alta. Outros temas de realce são Diplomat's son ou Run.
Os Paus são um dos mais interessantes projectos nascidos nos últimos anos, no nosso país. São de Lisboa, liderados pelo multifacetado Joaquim Albergaria e editaram este EP de estreia pela Enchufada. São apenas quatro temas, mas deixam excelentes indicativos para o futuro disco. Destaque pessoal para Mudo e surdo e Mete as mãos à boca.

Os lugares anteriores estão aqui.

Os melhores discos de 2009 podem ser consultados aqui.

Sem comentários: